Barbieheimer: aprenda sobre contexto e identidade visual com os sucessos da atualidade
Entenda a importância da adequação a identidade visual de acordo com os conceitos que você deseja transmitir e o contexto que sua marca está inserida.
Verônica
7/19/20233 min read


Vamos usar os filmes que estão em alta para conversar sobre design e a importância do contexto na hora de criar uma peça gráfica.
A imagem que ilustra o topo dessa postagem traz os dois filmes com as capas trocadas e que ficaram bem legais, mas já nos leva a
seguinte questão: as peças dessa forma, fazem sentido com a temática dos filmes?
Uma forma divertida de entender conceitos usados no design
Uma das maneiras de levar conteúdos de design para pessoas leigas é usar tópicos que todo mundo tem acesso, isso ajuda não só a tangibilizar conceitos, mas também aproximar o design do nosso dia a dia.
Esses filmes possuem temas totalmente diferentes e apesar de ter surgido o movimento "Barbieheimer", com pessoas que estão aguardando os dois lançamentos, já esbarramos no conceito do post de hoje: contexto.


Ao analisarmos com um pouco mais de atenção as duas imagens que ilustram a capa desse post, é possível perceber que os pôsters
foram trocados, sendo que o cartaz que deveria ser da Barbie, na verdade está com o ator Cillian Murphy (astro do filme Oppenheimer) no lugar do Ken. Enquanto o cartaz que seria para a divulgação de Oppenheimer vem com a Barbie na comissão de frente, totalmente inserida na estética criada para o filme dele.
Aqui também é importante observar que na construção dessas montagens, foi considerada a estética e identidade visual de cada filme
como a questão das respectivas paletas de cores e tipografia (fonte) escolhida para cada produção. Sendo assim, as trocas foram feitas
apenas entre os personagens principais.
Abaixo mostro um outro exemplo, o cartaz para Barbie criado por Cassie Grace ao lado do pôster original do filme Oppenheimer. A capa foi
modificada para apresentar o filme da Barbie dentro da estética deste do filme do cientista, e apesar de usar vários elementos da identidade
visual da Barbie, dá pra notar que ela não faz parte daquele universo (alô, contexto!) e a estética do ambiente de Oppenheimer também não
condiz com a temática do filme dela.
@Artstation Vectown Store - https://www.artstation.com/artwork/EvZe8v / @ Instagram Steeve Reves https://www.instagram.com/p/CukERE6LgZ3/


E porque o contexto é importante?
Uma das falas mais comum entre clientes e seguidores é "não sei ilustrar meus posts", independente se é com imagens ou desenhos e
uma das minhas dicas para isso é simples: tenha atenção ao contexto.
Em linhas gerais, o filme da Barbie tem uma pegada mais alegre e divertida, e além do rosa, já característico (olha a id visual aí!) da Barbie
temos a grafia de seu logo que nos remete à algo despojado e jovial.
Oppeheimer por outro lado, usa fontes retas, sem serifa (que transmitem modernidade), mas também são mais diretas e objetivas. O filme conta uma história baseada em fatos reais e podemos dizer que tem um ar mais sombrio. Se você observar o material de divulgação abaixo, podemos até mesmo perceber uma atmosfera de ficção científica na construção dele.
Simplificando um pouco mais esses detalhes, se você tem dificuldade em ilustrar suas postagens, pense assim: se estou falando sobre des-
matamento, faz sentido usar um urso polar na imagem do meu conteúdo? 🤔 A resposta é claro que é um não, então antes de inserir uma imagem em sua peça, pense no contexto do seu conteúdo.
O mesmo vale para os tópicos que apresentei para Barbie e Oppeheimer: faria sentido uma atmosfera alegre para um filme que trata de algo tão denso como a história da bomba atômica? E mais, no caso da Barbie, com todo seu contexto de brinquedo e diversão, faria sentido a
construção de uma atmosfera escura, pesada e sombria para seu material?
E você, tem usado o contexto a favor da construção da sua marca?
Pôster de 'Oppenheimer' e fan art criada de 'Barbie' por Cassie Grace (@whovianrad/Twitter)

