3 motivos para investir na sua identidade visual
Uma das coisas que mais acontece atualmente é ver materiais de uma mesma empresa completamente sem unidade, falta uma identidade...
Verônica
3/6/20233 min read


Para quem não conhece bem o que é uma identidade visual, podemos definir de maneira simples como: um conjunto de elementos usados em sua marca, que representa a aparência visual dos seus materiais, incluindo itens como paleta de cores, fontes (letras), elementos decorativos e estilo de postagens nas suas redes sociais.
Ter uma identidade visual bem definida é essencial para impulsionar sua presença no digital e também para te ajudar a se destacar. No meio de tanta gente criando conteúdo, uma boa peça gráfica, com um design organizado e uma identidade forte, sem dúvida vai te ajudar a levar seu conteúdo e conhecimento para mais pessoas, além é claro de ajudar a fazer com que seu
seguidor e/ou cliente consiga identificar os seus materiais no meio desse mar de informação.
De posse da informação do parágrafo anterior, pense bem: e se a cada postagem nas redes sociais dessa marca aqui abaixo viessem de uma cor diferente? Se o Nubank começasse a usar um azul do nada? Poxa, o apelido dele é "Roxinho"! Aí o negócio já fica meio desconectado, né? Para empresas que repetem tanto suas paletas de cores, essa "mudança" faz a gente estranhar e o que é pior:




Ainda não se convenceu da importância da identidade visual e de sua repetição? Vou trazer um outro exemplo bem simples e direto. Imagine que você está navegando no Instagram da Coca-Cola, bem bonitinho com predominância do vermelho, branco e preto que todos nós já estamos acostumados e prontamente já associamos essa paleta de cor com essa marca... Agora pensa que você foi lá e clicou no link da bio e foi parar no site da empresa, mas em vez de encontrar um ambiente que combina com a paleta de cor que viu lá no Insta, você se depara com um verde super vivo no lugar do tão característico vermelho da marca, já bate a confusão na hora, né?


De novo, entramos na questão da falta de conexão entre os materiais e também ao distanciamento do reconhecimento pelo seu cliente, já que agora ele não sabe por qual cor esperar, não tem como ele nem ter certeza se realmente o site está conectado oficialmente à aquele perfil na rede social, pois eles não "conversam", não tem unidade.
Para finalizar, vou deixar aqui alguns motivos pelos quais investir em uma identidade visual pode te ajudar a fortalecer sua marca, conexão com os clientes e seguidores:
🔹 Profissionalismo e Credibilidade:
Ao apresentar uma imagem visual bem organizada, você transmite muito mais confiança, o que pode ser fundamental para atrair oportunidades de negócios, conexões e potenciais empregadores.
🔹 Ajuda a se destacar:
Uma aparência visual atraente e bem organizada fará com que novos seguidores e possíveis clientes se interessem em conhecer mais sobre você.
🔹 Facilidade de Reconhecimento:
Uma identidade visual forte torna mais fácil para os outros reconhecerem suas postagens e sua marca de um modo geral. É preciso ter em mente que algo que nos ajuda a ter mais destaque pode fazer a diferença para o crescimento da sua rede de contatos e oportunidades.
Ter uma identidade visual forte e bem definida é uma estratégia inteligente para melhorar sua presença online e também ajudar a alcançar seus objetivos profissionais e empresariais. Ter uma identidade legal vai fazer com que você se comunique com clareza e também consiga reproduzir suas cores, fontes e o estilo de criação de seus materiais em todos os pontos de contato da sua empresa.
Identidade visual, o que é isso?
parar de reconhecer os materiais com essas variações como parte do que foi construído durante todo esse tempo, através do recurso da repetição de seus elementos de marca.
Algumas marcas começam a utilizar umas fontes diferentes para determinados eventos ou acontecimentos específicos, mas por exemplo, tem uma paleta de cores tão forte e já bem conectada com seu público que mesmo assim é possível para esses usuários identificarem como sendo da mesma empresa.